terça-feira, 9 de setembro de 2008

6- O abandono da segurança pública: a “Sensação de Insegurança”

1- O abandono da segurança pública: a “Sensação de Insegurança”

Sensação de insegurança: assim o ex-governador Almir José de Oliveira Gabriel chamava o estado crítico em que se encontrava a segurança pública no estado do Pará. Depois de 12 anos sem realizar concursos para preenchimento de novas vagas na Polícia Militar, esta teve seu efetivo reduzido, enquanto a população crescia. Segundo o IBGE a população do Pará cresceu de 5,5 para 7 milhões de habitantes entre 1996 e 2007. O efetivo da polícia militar diminuiu de cerca de 13 mil para pouco mais de 11 mil policiais. O da polícia civil manteve-se praticamente estável.

Outro fator gritante era o sucateamento da frota policial, péssimas condições de trabalho nas delegacias de polícia, nenhum investimento em inteligência policial e prevenção ao crime.

Este motivos, somados à precarização do sistema penal, a superlotação das delegacias, à pouca efetividade das políticas de ressocialização, ao aumento da miséria com o abandono das políticas sociais, levaram ao aumento da criminalidade aos níveis hoje observados.

Além da incompetência na gestão, há ainda a improbidade. Manoel Santino, ex-procurador chefe do Ministério Público do Estado, teve suas contas no comando da Secretaria de segurança rejeitadas pelo TCE, e corre o risco de responder a ações por improbidade administrativa e peculato.

2 comentários:

Anônimo disse...

depoois ainda tem gente pra dizer que no governo Ana Julia não se investe em segurança pública.

Depois de 12 anos concurso, chega uma governadora ara botar mora e mais de 1.200 policiais nas ruas deste Estado.

E ainda tem 1800 vagas para o novo concurso................

Anônimo disse...

oi alerta, acho que tu precisa se tocar e parar de esconder a cara. Afinal quem não sabe que vc é um petista desesperado............

buaauaunaunanuaunanuanunuaunanuanuannauuna