sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A explosão da violência no campo: O Massacre de Eldorado dos Carajás

A explosão da violência no campo: O Massacre de Eldorado dos Carajás

17 de abril de 1996 entrou pra história da humanidade como um dos mais macabros massacres, cometido de forma brutal e covarde contra um grupo de trabalhadores rurais sem terra que marchavam rumo à Belém reivindicando a reforma agrária.

Neste dias, os trabalhadores foram cercados na rodovia PA 150, no trecho conhecido como “Curva do S”, próximo a Eldorado dos Carajás, por 155 policiais militares fortemente armados, dos destacamentos policiais de Marabá e Parauapebas. De acordo com o comandante da operação, coronel Mário Collares Pantoja, em depoimento ao Fantástico (vídeo disponível no Youtube), ele recebera ordens diretas do Governador de então, Almir José de Oliveira Gabriel e do secretário de segurança pública, Paulo Sette Camara, para desocupar a rodovia “custe o que custar”. E o custo é conhecido de todos: 19 trabalhadores mortos barbaramente, dezenas de mutilados, chagas até hoje ainda não fechadas.

Somente 144 dos 155 policiais foram a julgamento, sendo que apenas os comandantes, coronel Mário Collares Pantoja e major José Maria Pereira de Oliveira foram condenados. Por decisão do STF, ambos encontram-se em liberdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nõo podemos permirtir novos mortes mais injustiça neste Estado...........

Anônimo disse...

Vixe!!! valei-me Nossa Senhora de Nazaré!!! que não temos pra onde correr. Valéria e Dudu?? quem poderá nos defender?? Mãe do céu, nos livre e nos guarde!!

Anônimo disse...

Povo se liga pra sacanagem, esse blog só pode ser do PT, afinal a pelação de bater em que vai relamente governar ta grande